domingo, 28 de setembro de 2014

Eucaristia, fonte de salvação, que só se encontra na Igreja Católica.

 Sabemos que os hereges negam que existe a presença real na Santa Eucaristia de Jesus Cristo. Os hereges negam a Transubstanciação. Vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica ensina em relação à Eucaristia:

Catecismo da Igreja Católica; Parágrafo 1373:

"Cristo Jesus, aquele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós" (Rm 8,34), está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja): em sua Palavra, na oração de sua Igreja, "lá onde dois ou três estão reunidos em meu nome" (Mt 18,20), nos pobres, nos doentes, nos presos, em seus sacramentos, dos quais ele é o autor, no sacrifício da missa e na pessoa do ministro. Mas "sobretudo (está presente) sob as espécies eucarísticas".

Catecismo da Igreja Católica; Parágrafo 1374:

O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que da seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo" . "Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo."

Catecismo da Igreja Católica; Parágrafo 1375:

É pela conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo que este se torna presente em tal sacramento. Os Padres da Igreja afirmaram com firmeza a fé da Igreja na eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo para operar esta conversão. Assim, São João Crisóstomo declara:

Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.

E Santo Ambrósio afirma acerca desta conversão:

Estejamos bem persuadidos de que isto não é o que a natureza formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da bênção supera a da natureza, pois pela bênção a própria natureza mudada. Por acaso a palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não poderia mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos dar às coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas.

 Aqui está verdadeiramente o que nós Católico acreditamos. Vamos agora analisar se nossa fé tem fundamento Bíblico?

 Mas antes vamos ver aqui o que os hereges falam e logo em seguida refutaremos os argumentos heréticos dos protestantes. Vejamos:

Os protestantes distorcem algumas passagens Bíblicas para tentarem afirmar que Cristo não quis dizer que estaria verdadeiramente presente na Eucaristia, vejamos o que eles usam:

Protestantes afirmam:
(Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

Eu sou o pão da vida. João 6:48

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Jesus Cristo não é uma planta frutífera, uma porta e nem um caminho propriamente dito).

 NOSSA RESPOSTA:

 Lógico que Cristo não é uma planta, uma porta e nem um ‘’caminho’’... Mas Jesus em nenhum momento disse: ‘’Eu sou verdadeiramente uma planta, uma porta ou um caminho’’. Já no caso da Eucaristia vejamos como ele falou:

 (Tradução protestante):
 ‘''Porque, a minha carne verdadeiramente é comida, e meu sangue verdadeiramente é bebida''.
(João 6:55)


 Veja a diferença desse texto para os textos que os hereges apresentaram.
Jesus fala que VERDADEIRAMENTE a sua carne é uma comida e uma bebida; coisa que ele nunca disse com os argumentos protestantes apresentados acima.

 Usando uma tradução de uma Bíblia protestante, vamos analisar o que a Bíblia ensina realmente da Eucaristia.

 Jesus Cristo fala:

‘’Eu sou o pão da vida’’.
(João 6:48)

 Jesus aqui demonstra claramente a sua presença real na Eucaristia, mas vamos adiante:

‘’Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra’’.
(João 6:50)

 Aqui nós podemos ver que claramente este Pão do qual Cristo fala, que é a Eucaristia é uma fonte para termos a vida eterna. Os hereges protestantes não comungam desse Pão, pois não pertencem ao Corpo Místico de Cristo que é a Igreja Católica Apostólica Romana. Por não estarem no Corpo Místico de Cristo, não herdaram o Reino dos Céus, pelo fato de que a Santa Eucaristia só pode ser encontrada na Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.

‘’ Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo’’.
(João 6:51)

 Os Santos da Santa Madre Igreja, não estão mortos e sim vivos, pelo fato de terem em vida comungado do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Os hereges dizem que quando alguém morre fica inconsciente, e é considerado como um morto. Nós Católicos não acreditamos nisso, pelo fato de o próprio Cristo nessa passagem nos ensinar, que aquele que como e bebe do seu Corpo e do seu Sangue, vive para sempre!

‘’Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos’’.
(João 6:52-53)

 Os judeus aqui duvidavam, assim como os protestantes hoje duvidam que a Eucaristia é de fato a presença real de Cristo. Jesus dar a resposta a esse ataque dos judeus. Mortos são aqueles que não comungam ai sim é considerado morto; o próprio Jesus fala isso de forma muito clara.


‘’Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele’’.
(João 6:56)

 Vejamos que aqui nos mostra que Cristo só está presente naquele que comunga, quem não tem comunhão com a Eucaristia, não pode ter comunhão com Cristo, pois a Eucaristia é o próprio Cristo.

‘’Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim’’.
(João 6:57)

  Só vive para Cristo aquele que comunga; os que não comungam não estão com Cristo e sim com o inimigo de Deus; pois aqueles que não estão na luz só podem está nas trevas. A não ser por ignorância plena!

 Vejamos o que os Santos nos dizem:

''O efeito deste Sacramento deve ser considerado, portanto, primeira e principalmente em função daquilo que nele está contido, que é o Cristo''.

 ''O efeito deste Sacramento deve, ademais, ser considerado também pelo que ele representa, que é a Paixão de Cristo. Por isto, o efeito que a Paixão de Cristo realizou no mundo, este Sacramento também realiza no homem''.

( Santo Tomás de Aquino; Sermão sobre o Corpo do Senhor)
Por:
Missionário Daniel Silveira Fonteles Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.