segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Patrística em defesa de Maria Santíssima

Amados irmãos e irmãs, a paz de Cristo e o amor de Maria Santíssima. Nesse artigo vamos tratar aqui de um assunto muito importante. O que a Igreja ensina sobre a Virgem Maria durante esses 2 mil anos de história de Cristianismo? Vamos aqui abordar textos Patrístico de muita espiritualidade.

 Sabemos que por Eva entrou o pecado e assim também a morte no mundo (cf. Gênesis 3,6). Sabendo disso podemos ver que Eva desobedeceu a Deus. Mas da mesma forma que sabemos disso, podemos nos alegrar que existe uma Mulher que Obedeceu a Deus, ao contrário de Eva que fez a morte entrar no mundo, Maria Santíssima com sua obediência fez que a Salvação entrasse no mundo. Foi no Ventre de Maria Santíssima que o próprio Deus se fez carne (cf. João 1,14). Vamos analisar aqui o que nos ensina Santo Irineu de Lyon, que morreu por volta do ano 202 d.C:

 "Consequentemente a este plano, Maria Virgem nos aparece obediente, ao dizer: Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. Eva, porém, foi desobediente, embora ainda fosse virgem. Do mesmo modo que Eva, tendo Adão por esposo, desobedeceu e tornou-se causa de morte para si e para todo o gênero humano, assim também Maria, tendo um varão predestinado e, contudo, permanecendo virgem, obedeceu e tornou-se para todo o mundo causa de salvação." (ENCHIRIDION PATRISTICUM, N° 224).

 Santo Irineu de Lyon, com muita maestria nos ensina que Maria Santíssima ''obedeceu e tornou-se causa de salvação''. Podemos aqui mergulhar nessa grande espiritualidade ensinada por este servo de Deus. Aqui cai por terra muitos ataques dos hereges. Podemos nos fortalecer ainda mais. Vamos aqui analisar mais textos Patrísticos:
Santo Irineu de Lyon também disse estas palavras:

 "Assim como Eva, seduzida pela palavra do maligno, para que se afastasse de Deus, pecou contra a palavra d'Este, assim Maria, evangelizada pela palavra, mereceu trazer a Deus. E se aquela desobedeceu a Deus, esta foi obediente a Ele, para que a Virgem Maria se tornasse advogada de Eva." (ADVERSUS HAERESES L. 5, cap. 19).

 Podemos mais uma vez mergulhar em uma profunda espiritualidade ao ler este lindo escrito por Santo Irineu. Maria Santíssima é a expressão completa da obediência, pois ela é a Advogada dos pecadores, assim como é de Eva que desobedeceu.

 Com palavras semelhantes a de Santo Irineu de Lyon, Tertuliano no Século III também escreve com muita sabedoria sobre a Virgem Maria, vejamos:

  "Deus recuperou, por um desejo de emulação, a sua imagem e semelhança, arrebatadas pelo demônio. Em Eva, virgem, insinuou-se a palavra que gerou a morte. É também numa virgem que devia nascer o Verbo que gerasse a vida, a fim de que a humanidade, perdida pelo sexo feminino, recebesse a salvação por esse mesmo sexo. Eva creu na serpente, Maria acreditou em Gabriel. A falta cometida pela credulidade de uma foi destruída pela fé da outra." (ENCHIRIDION, N° 358).

 Eva é conhecida como a desobediente, Maria Santíssima é conhecida como a que Obedeceu! Isso é de extrema importância  pois podemos ver aqui que o que uma destruiu a outra reconstruiu. Maria Santíssima levantou as muralhas que Eva tinha derrubado. Maria com sua obediência fantástica se fez causa de Salvação com seu Sim a vontade de Deus.

 Podemos ver também as palavras de um grande defensor da Igreja. Justino, apologista do Século II, no seu "Dialogus cum Tryphone", faz este comentário:

 "A Virgem estremeceu de fé e de alegria, ao receber da boca do anjo a boa nova de que o Espírito de Deus desceria ao seu seio, de que a virtude do Altíssimo a cobriria com a sua sombra, e que, em conseqüência, o Santo que nasceria dela seria o Filho de Deus. Sua resposta foi: "Faça-se em mim segundo a tua palavra." Dela nasceu Aquele que foi predito pelas Escrituras, Aquele por meio do qual Deus esmagou a serpente com os anjos e os homens degradados, e livrou da morte os pecadores que, crendo n'Ele, fizeram penitência de seus crimes." (D. Ruiz Bueno - PADRES APOLOGISTAS GREGOS, séc. II, pág.479).

Como podemos ver irmãos, a Virgem Maria é muito destacada pelos grande defensores da Santa Madre Igreja Católica. Maria Santíssima sempre foi um grande exemplo, porque ela com sua obediência levantou as muralhas que a desobediência de Eva tinha destruído.

 Orígenes, outro escritor do Século III da era cristã, considerado o "engenho mais universal e o varão mais douto da época ante-nicena", comentando o primeiro capítulo de Mateus, escreveu:

 "Esta virgem Maria é chamada mãe do Filho único de Deus. Digna mãe de um digno Filho; mãe imaculada de um Filho santo e imaculado; mãe única de um Filho único. Tomai a Maria como um trono celeste que se vos dá a guardar, diz o anjo a José, como todas as riquezas da divindade, como a plenitude da santidade, como uma justiça perfeita. Tomai-a e guardai-a, como residência do Filho único de Deus, como seu templo honorável, como o dom de Deus, como a morada imaculada do rea1 e celeste esposo." (Apud. A. Nicolas - LA VIERGE MARIE ET LE PLAN DIVIN, tomo 4° págs.l03-104).

 Após grande ensinamentos desses grandes apologistas nos resta aumentar mais ainda nossa fé, e professar que a Santa Madre Igreja ensina unicamente a verdade. Com muito amor e dedicação podemos afirmar: ''Santíssima Virgem Maria Rogai por nós!''.

  Por: Daniel Silveira Fonteles Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.