sábado, 21 de março de 2015

SÃO PEDRO DE FATO FOI O PRIMEIRO PAPA?


Leitor do Blog pergunta:

 Como posso entender que Pedro de fato foi o primeiro Papa? Posso encontrar na Bíblia provas para isto? Pois na Bíblia em nenhum momento diz que Pedro foi o primeiro Papa!


 Minha Resposta:

 Olá querido, a paz de Cristo e o amor de Maria Santíssima esteja contigo!

 Este assunto é muito abordado diariamente por várias pessoas. Como sou ex protestante, muitas pessoas me fazem esta pergunta, e como responde-la?

 Meu irmão, quando eu era protestante, tive muitas vezes este mesmo questionamento em minha mente. Quando eu era protestante, achava um absurdo alguém acreditar que Pedro foi o primeiro Papa, pois na minha opinião, daquela época, nunca a Bíblia teve evidências que Pedro foi de fato o primeiro Papa. Mas diante disso tudo, teve um momento em que eu resolvi estudar o catolicismo mais a fundo, e saber o que de fato a doutrina da Igreja ensina.

 Não sei se você sabe, mas nós não nos baseamos em nomenclaturas na Bíblia, um grande exemplo disto é que na bíblia em parte alguma fala-se a palavra ''Santíssima Trindade'', mas nós verdadeiros cristãos acreditamos. Sendo assim, não é preciso está escrito ao pé da letra na bíblia que São Pedro foi o primeiro Papa. Como então encontrar na Bíblia que ele de fato foi o primeiro Papa?

 São Pedro é o apóstolo mais mencionado no Novo Testamento, com 171 citações, o que chega mais perto dele é São João que foi citado 46 vezes. Por que estou lhe escrevendo isto? Para lhe mostrar o destaque de São Pedro. Não somente nas citações São Pedro é o mais mencionado, mas também em todas as listas de nomes dos apóstolos ele sempre é o primeiro a ser citado, você pode conferir em: Mt 10,2-4; Mc 3,16-19; Lc 6,13-16; At 1,13.

 São Pedro sempre foi aquele que falava em nome de todos, podemos encontrar na bíblia nos seguintes textos: Mt 14,28; 15,5; 16,22; 17,4; 18,21; 19,27; 26,33; Mc 8,29; 10,28; 11,21; 14,29; Lc 8,45; 9,20.33; 18,28; 22,31. Jo 6,68; 13,6-10.36.

 Com todas essas passagens bíblicas, podemos identificar que Pedro era destacado, porque ele tinha uma missão mais intensa do que os demais... Jesus Cristo muda o nome de Simão para Cefas (Pedro), isso podemos encontrar em Jo 1,42. Não é a primeira vez que Deus faz isso, podemos perceber ao fazermos um estudo aprofundado sobre o trocadilho de nomes, que quando isso ocorre, é para designar a missão específica daquela pessoa, vejamos no Antigo Testamento:

  •  Abraão e Sara: Gn 17,5-15
  •  Jacó: Gn 35,10
  •  Josué: Nm 13,16
  •  Eliacim: 2Rs 23,34
  •  Sedecias: 2Rs 24,17

‘’ Chegando à região de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: ‘’Quem as pessoas dizem que é o Filho do homem? Eles responderam: ‘’Alguns dizem que é João Batista; outros Elias; outros; Jeremias ou um dos profetas’’. Então ele perguntou-lhes: ‘’E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: ‘’Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo’’. Em resposta, Jesus disse: ‘’Feliz és tu Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o Pai que está nos céus. E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagens sobre ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus’’. (Bíblia Sagrada, Evangelho de São Mateus 16,13-19).

 Analisando essa passagem Bíblica pausadamente, podemos ver que Cristo ao perguntar sobre o que o povo falava de quem ele era recebeu uma resposta desagradável. Pois como podemos ver o povo não acreditava que Jesus era o Messias. Jesus ao se deparar com essa resposta ele depois dirige a pergunta aos apóstolos. Quando ele dirige essa mesma pergunta aos seus discípulos, mostra que dessa vez foi mais comprometedora. Pedro assim que escuta a pergunta, logo responde: ‘’Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo’’. Pedro então com essa atitude de fé e coragem, mostra para Jesus que não se comporta como o povo, e sim conforme a verdade que Deus o revela. Quando as palavras de Pedro chega aos ouvidos de Jesus Cristo, o Cristo declara que quem revelou essas palavras a Pedro não foi a carne e o sangue, ou seja, não partiu do homem Pedro, e sim de Deus que revelou a Pedro. Imediatamente Jesus então com suas veneráveis palavras diz:

 ‘’ Feliz és tu Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o Pai que está nos céus. E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagens sobre ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus’’ (Mateus 16,18-19).

 Nesse momento Jesus primeiramente chama Pedro por seu nome próprio que era Simão, o filho de Jonas [Barjonas . Bar = Filho. Jonas = Seu pai. Ou seja Filho de Jonas]. Para que assim possa aludir a troca de nome, que encontramos em João 1,42. Aqui percebemos a escolha missionária que Cristo fez para com Pedro. Mudando o seu nome, isso acontece referente à missão da pessoa. Pedro foi escolhido por Cristo para exercer uma missão com seu povo. Pois como vimos às palavras que saíram de forma solene da boca de Pedro foram reveladas por Deus. Da mesma forma quando o Papa se pronuncia de forma solene, está se pronunciando sendo movido pelo Espírito Santo, assim como Pedro foi. Quando na Sagrada Escritura existe a expressão ‘’Carne e Sangue’’ é utilizada para designar a natureza humana, que é falha e mortal, que mostra que o homem por si só é impotente para compreender as coisas divinas. Por este motivo, sabemos que Pedro, quando se pronunciava de forma solene, era movido pelo Espírito Santo, Pedro foi o porta-voz de Deus.
 Continuando Jesus afirma com suas veneráveis palavras: ‘’Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagens sobre ela’’ (Mateus 16,18). Cristo nesse momento realiza aquilo que outrora falou em João 1,42. De forma Solene, Cristo utiliza a palavra ‘’Kepha’’ que tem o mesmo significado de ‘’Rocha’’. Na língua aramaica não há nenhuma diferença no nome ‘’Pedro’’ e no nome comum ‘’Pedra’’, pois ambos se expressam com essa mesma palavra ‘’Kepha’’. De fato Jesus pronunciou: ‘’Tu és Rocha e sobre essa Rocha edificarei a minha Igreja’’. Sabemos que a Palavra Igreja não é mencionada em nenhum dos outros evangelhos, mas sim somente no evangelho de São Mateus, e é apenas duas vezes, em Mateus 16,18 e em Mateus 18,17.  Igreja significa a congregação onde está o verdadeiro povo de Deus, ou seja, que forma o reino messiânico.

 As expressões metafóricas de Cristo tinham um significado fácil de compreender. Ele é o arquiteto. O edifício que edifica é a Igreja. A base ou fundamento firme e estável, que dará consistência e duração ao edifício é Pedro (cf.Mt 7,24). E, como se trata de um edifício não físico e material, mas sim moral, isto é, de uma sociedade formada por todos os fiéis, sendo por tanto necessária uma autoridade suprema, a que todos obedeçam, para dar estabilidade e firmeza a esta sociedade, é simplesmente prometida a São Pedro a autoridade suprema sobre a Igreja, ou, o que dá no mesmo, o primado de jurisdição. As metáforas [das "portas", das "chaves do reino" etc.] que seguem, põem em maior relevo este pensamento.

 Para quem não sabe as ''portas'' significam muitas vezes na Sagrada Escritura uma fortaleza, como que uma cidade protegida por muralhas, como podemos ver em Gênesis 21,17; 24,60.

  Continuando Jesus Cristo afirma: '' E eu te darei as chaves do Reino dos Céus: Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus''.
 Aqui podemos mergulhar em toda a autoridade do Santo Magistério da Igreja. Se todos tivessem a humildade de acolher tais palavras de Cristo, tenho certeza que não duvidariam das definições solenes do Santo Papa. Na antiguidade as ‘’chaves’’ era um sinal de autoridade de governo. Quem recebesse as ‘’chaves’’ de uma cidade, por exemplo, era receber a autoridade de governar aquela certa cidade.
 O ligar e o desligar, representam a autoridade do Papa de decretar dogmas. O Papa tem autoridade de falar de forma solene o que se deve ser obedecido pelos fiéis. Pedro recebeu essa autoridade, para que ele fosse o governante da Igreja. E esse governo de Pedro tem que ser respeitado. Pois sabemos que é Deus quem age na voz do Papa, assim como agiu nas palavras de Pedro em Mateus 16,16 a Bíblia mostra isso com muita clareza.

 Vejam este texto que encontrei no site do veritatis.com.br:

Quem é a pedra: Jesus ou Pedro?

O fato de Jesus aplicar a Pedro uma figura que a Bíblia exaustivamente aplica a Jesus, bem mostra a intenção de Jesus em fazer de Pedro um representante de Cristo na terra. O que, por sinal, Ele confirmou explicitamente ao dar autoridade a Pedro não apenas de ligar e desligar na terra, mas também no Céu. Vamos, então, ao diálogo:

Protestante:
Em grego, a palavra para pedra é petra, que significa uma rocha grande e maciça. A palavra usada como nome para Simão, por sua vez, é petros, que significa uma pedra pequena, uma pedrinha.

Católico:
Na verdade, todo este discurso é falso. Como sabem os conhecedores de grego (mesmo os não católicos), as palavras petros e petra eram sinônimos no grego do primeiro século. Elas significaram "pequena pedra" e "grande rocha" em uma velha poesia grega, séculos antes da vinda de Cristo, mas esta distinção já havia desaparecido no tempo em que o Evangelho de São Mateus foi traduzido para o grego. A diferença de significados existe, apenas, no grego ático, mas o NT foi escrito em grego Koiné - um dialeto totalmente diferente. E, no grego koiné, tanto petros quanto petra significam "rocha". Se Jesus quisesse chamar Simão de "pedrinha", usaria o termo lithos. (para a admissão deste fato por um estudioso protestante, veja D. Carson, The expositors Bible Commentary [Grand Rapids: Zondervan, 1984], Frank E. Gaebelein, ed., 8: 368).

Porém, ignorando a explicação, insiste o protestante:

Vocês, católicos, por desconhecerem o grego, pensam que Jesus comparava Pedro à rocha. Na verdade, é justamente o contrário. Ele os contrastava. De um lado, a rocha sobre a qual a Igreja seria construída: o próprio Jesus ("e sobre esta PETRA edificarei a Minha Igreja"). De outro, esta mera pedrinha ("Simão tu és PETROS"). Jesus queria dizer que ele mesmo seria o fundamento da Igreja, e que Simão não estava sequer remotamente qualificado para isto.

Católico:
Concordo que devemos ir do português para o grego. Mas, com certeza, você concordará que, igualmente, devemos ir do grego para o aramaico. Como você sabe, esta foi a língua falada por Jesus, pelos apóstolos e por todos os judeus da Palestina. Era a língua corrente da região.

Muitos, talvez a maioria, soubessem grego, pois esta era a língua franca do Mediterrâneo. A língua da cultura e do comércio. A maioria dos livros do NT foi escrita em grego, pois não visavam apenas os cristãos da Palestina, mas de outros lugares como Roma, Alexandria e Antioquia, onde o aramaico não era falado.

Sabemos que Jesus falava aramaico devido a algumas de suas palavras que nos foram preservadas pelos Evangelhos. Veja Mt 27,46, onde ele diz na cruz, "Eli, Eli, Lama Sabachtani". Isto não é grego, mas aramaico, e significa, "meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?"

E tem mais: nas epístolas gregas de S. Paulo (por 4 vezes em Gálatas e outras 4 vezes em 1Coríntios), preservou-se a forma aramaica do novo nome de Simão. Em nossas bíblias, aparece como Cefas. Isto não é grego, mas uma transliteração do aramaico Kepha (traduzido por Kephas na forma helenística).

E o que significa Kepha? Uma pedra grande e maciça, o mesmíssimo que petra. A palavra aramaica para uma pequena pedra ou pedrinha é evna. O que Jesus disse a Simão em Mt 16,18 foi "tu és Kepha e sobre esta kepha construirei minha igreja."

Quando se conhece o que Jesus disse em aramaico, percebe-se que ele comparava Simão à rocha; não os estava contrastando. Podemos ver isto, vividamente, em algumas versões modernas da bíblia em inglês, nas quais este versículo é traduzido da seguinte forma: 'You are Rock, and upon this rock I will build my church'. Em francês, sempre se usou apenas pierre tanto para o novo nome de Simão, quanto para a rocha.

Protestante:
Se kepha significa petra, porque a versão grega não traz "tu és Petra e sobre esta petra edificarei a minha Igreja"? Por que, para o novo nome de Simão, Mateus usa o grego Petros que possui um significado diferente do petra?

Católico:
Porque não havia escolha. Grego e aramaico têm diferentes estruturas gramaticais. Em aramaico, pode-se usar kepha nas duas partes de Mt 16,18. Em grego, encontramos um problema derivado do fato de que, nesta língua, os substantivos possuem terminações diferentes para cada gênero.

Existem substantivos femininos, masculinos e neutros. A palavra grega petra é feminina. Pode-se usá-la na segunda parte do texto sem problemas. Mas não se pode usá-la como o novo nome de Simão, porque não se pode dar, a um homem, um nome feminino. Há que se masculinizar a terminação do nome. Fazendo-o, temos Petros, palavra já existente e que também significava rocha. (Obs da Barca de Jesus: Estrutura semelhante ocorre na língua portuguesa: Pedro e pedra.)

Por certo, é uma tradução imperfeita do aramaico; perdeu-se parte do jogo de palavras. Mas, em grego, era o melhor que poderia ser feito.

Além da evidência gramatical, a estrutura da narração não permite uma diminuição do papel de Pedro na Igreja. Veja a forma na qual se estruturou o texto de Mt 16,15-19. Jesus não diz: "Bendito és tu, Simão. Pois não foi nem a carne nem o sangue que te revelou este mistério, mas meu Pai, que está nos céus. Por isto, eu te digo: és uma pedrinha insignificante, e sobre a rocha edificarei a minha Igreja. ... Eu te darei as chaves do reino dos céus."


Ao contrário, Jesus abençoa Pedro triplamente, inclusive com o dom das chaves do reino, mas não mina a sua autoridade. Isto seria contrariar o contexto. Jesus coloca Pedro como uma forma de comandante ou primeiro ministro abaixo do Rei dos Reis, dando-lhe as chaves do Reino. Como em Is 22,22, os reis, no AT, apontavam um comandante para os servir em posição de grande autoridade, para governar sobre os habitantes do reino. Jesus cita quase que verbalmente esta passagem de Isaías, o que torna claríssimo aquilo que Ele tinha em mente. Ele elevou Pedro como a figura de um pai na família dos cristãos (Is 22,21), para guiar o rebanho (Jo 21,15-17). Esta autoridade era passada de um homem para outro através dos tempos pela entrega das chaves, que se usavam sobre os ombros em sinal de autoridade. Da mesma forma, a autoridade de Pedro foi transmitida, nestes dois mil anos, através do papado.

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