Você sabe o que é um Sacramento? Qual sua importância?
Um Sacramento é um sinal sensível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para santificar as nossas almas. Quando verdadeiramente buscamos entender o que é um Sacramento e qual é a sua importância, podemos mergulhar em uma profunda graça de Deus. Por uma infinita misericórdia, Jesus instituiu os Sacramentos para purificar nossa alma do pecado.
São sete os sacramentos: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema-Unção, Ordem e Matrimônio.
Os Sacramentos significam, por meio de coisas sensíveis, a graça divina que eles produzem na nossa alma. Quando bebemos dessa graça, podemos vivenciar o profundo amor de Deus por nós.
Como entender o que significa de fato esses sinais sensíveis?
No Batismo, por exemplo: quando se derrama a água na cabeça da pessoa, e as palavras: Eu te batizo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, são um sinal sensível do que de fato o Batismo opera na alma; porque, assim como a água lava o corpo, assim a graça, dada pelo Batismo, purifica a alma do pecado.
Para que verdadeiramente se fazer um Sacramento, exigi-se: A matéria, a forma, o ministro, que tenha intenção de fazer o que a Santa Madre Igreja faz. A matéria: É a coisa sensível que se emprega para que seja feito, por exemplo: A Água natural do batismo, ou o óleo e etc. A forma: São as palavras que se proferem. O ministro: É aquele que confere o sacramento.
Os sacramentos, são armas que Jesus instituiu para nos defender contra satanás. Os sacramentos, verdadeiramente, foram instituídos para nos santificar. Precisamos sempre nos aprofundar em estudar sobre os Sacramentos e vivenciá-los na nossa vida. Hoje em dia, podemos presenciar a falta de conhecimento da importância dos Sacramentos. É por isso que nós devemos sempre estar nos alimentando da oração, da aproximação dos Sacramentos e do estudo sobre eles. Temos que ser católicos verdadeiros, e não somente da boca pra fora.
Os setes sacramentos da Igreja, provados na Bíblia:
-Batismo- Mt
28,19; Jo 3,1-8;
-Eucaristia-
Jo 6; Mt 26,17-19; 1 Cor 11,23-34;
-Crisma- At
8,14-17; Ef 1,13;
-Confissão-
Jo 20,22.23;
-Matrimônio-
Ef 5,21-33; Mt 19,3-12;
-Ordem- Mc
3,13-19; Lc 10,16, 1Tm 4,14;
-Unção dos
enfermos- Tg 5,14.15.
Por: Daniel Silveira Fonteles Linhares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.