quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Provando a doutrina do Purgatório na Bíblia Sagrada:



Catecismo da Igreja Católica, parágrafo §1030:
Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.
Catecismo da Igreja Católica §1031:
A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da Igreja fala de um fogo purificador:

No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem presente século nem no século futuro (Mt 12,32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro.

Como mostrar isso na Sagrada Escritura:

(Obs: Essas passagens foram retiradas de Bíblia protestante)

''Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal SERÁ SALVO, TODAVIA COMO PELO FOGO''.
(1 Coríntios 3:15)

''E alguns dos entendidos cairão, PARA SEREM PROVADOS, PURIFICADOS, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda PARA O TEMPO DETERMINADO''.
(Daniel 11:35)

''E farei passar esta terceira parte PELO FOGO, E A PURIFICAREI, COMO SE PURIFICA A PRATA, E A PROVAREI,COMO SE PROVA O OURO. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus''.
(Zacarias 13:9)

''E será que naquele dia o Senhor castigará os exércitos do alto nas alturas, e os reis da terra sobre a terra.
E serão ajuntados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e outra vez serão castigados depois de muitos dias''.
(Isaías 24:21-22)

''Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil''.
(Mateus 5:25-26)

''E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro''.
(Mateus 12:32)

''Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo''
(1 Pedro 3:18-21)

Esse fogo é o fogo que purifica, porque só entra no céu aquele que é Santo:

''E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro''.
(Apocalipse 21:27)

''Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor''

(Hebreus 12:14)

 Texto escrito por: Daniel Silveira Fonteles Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.