quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Você já se perguntou o que de fato é a Graça de Deus?



 A graça de Deus é um Dom interior, sobrenatural que nos é dado. Sabemos que não merecemos, mas por um ato de amor e misericórdia, pelos merecimentos de Jesus Cristo é que Deus nos dar esse Dom interior.

 Temos que entender que a Graça se divide em duas formas: A primeira é a Graça Santificante, que também pode ser chamada de habitual. A segunda é a Graça Atual.
 Nesse artigo vamos entender melhor sobre isso.  A graça santificante é um dom sobrenatural, que se faz inerente à nossa alma, e que nos torna justos, filhos adotivos de Deus e herdeiros do paraíso. Existem duas espécies de Graça Santificante: A Graça Primeira e a Graça Segunda. Vamos entender o que é isso:

- Graça Primeira: É quando o homem passa do estado pecado mortal ao estado de justiça, de verdadeira amizade e obediência a Deus.

 - Graça Segunda: É o aumento da graça primeira.

 Vamos agora entender melhor o que é a Graça Atual: A Graça Atual é um dom sobrenatural que ilumina a nossa inteligência, move e fortalece a nossa vontade, isso faz que pratiquemos o bem e evitemos o mal. A Graça atual nos faz mais fortes, assim com força e coragem optarmos pelo bem.

 Infelizmente muitos recusam a graça de Deus. Sabemos que a Graça de Deus não destrói o livre arbítrio, sendo assim, nós precisamos abrir as portas da nossa vida, para que a Graça de Deus possa agir em nós. Tudo que fazemos de bom, mesmo que seja a mínima bondade, essa bondade vem de Deus, pois todo o bem que fazemos, todo ele vem de Deus; por nós mesmos, não podemos fazer absolutamente nada para ser útil para alcançarmos a vida eterna no reino dos Céus. A Graça de Deus é comunicada pelos Santos Sacramentos. Os Sacramentos além da graça Santificante, confere também a graça Sacramental. Vejamos o que nos ensina o Catecismo Maior de São Pio X:

 Questão 535. Que é a graça sacramental?
 ‘’A graça sacramental consiste no direito que se adquire, recebendo qualquer Sacramento, de ter em tempo oportuno as graças atuais necessárias, para cumprir as obrigações que derivam de Sacramento recebido. Assim, quando fomos batizados, recebemos o direito de ter as graças necessárias para viver cristãmente’’.

 Quando recebemos os Sacramentos com verdadeira disposição, sempre ganhamos muitas graças. A primeira graça Santificante, que nos faz amigos de Deus, são conferidas por dois Sacramentos: Batismo e Penitência; esses dois Sacramentos são conhecidos pela Tradição da Igreja e por sua doutrina como Sacramentos de mortos, porque são instituídos principalmente para restituir a vida da graças às almas mortas pelo pecado.
 A graça segunda é conferida pelos outros cinco Sacramentos: Confirmação, a Eucaristia, a Extrema-Unção, a Ordem e o Matrimônio.  Já esses cinco Sacramentos, são chamados de Sacramentos de Vivos, porque aqueles que os recebem estar isentos de pecado mortal, quer dizer, já vivos pela Graça Santificante.  Para recebermos devidamente os Sacramentos vivos, devemos estar em estado de graça, pois quem os recebe fora desse estado, cometem um grave sacrilégio.

 Os Sacramentos mais necessários para a nossa salvação são dois: o Batismo e a Penitência. O Santo Batismo é necessário para todos e o sacramento da penitência, é necessário para todos aqueles que após o Batismo, pecaram mortalmente.

O Sacramento maior de todos é o Sacramento da Eucaristia, porque contém não somente a graça, mas o próprio Jesus Cristo, autor da graça dos Sacramentos, por isso devemos sempre estar nos alimentando, a nossa fé na Sagrada Eucaristia.

 Amados irmãos e irmãs a paz de Cristo e o amor de Maria esteja conosco.


Por: Daniel Silveira Fonteles Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.