sexta-feira, 26 de setembro de 2014

REFUTANDO A SOLA SCRIPTURA PROTESTANTE


A Bíblia é a única fonte de regra de fé? Respondendo aos protestantes:

Os protestantes afirmam que devemos ter unicamente aquilo que está escrito na Bíblia como regra de fé. Será que isso é correto?

Neste artigo vamos analisar se essa afirmação dos protestantes é certa.

Um dos principais erros do protestantismo é ter a Bíblia como a Palavra de Deus e não aceitar o Magistério da Igreja Católica instituído por Deus. Isso carece de lógica, pois sabemos que foi o Magistério da Igreja que foi o responsável para decretar inspirado pelo Espírito Santo, quais livros deveriam está na lista dos Livros Canônicos. Isso ocorreu no século IV próximo ao Concílio de Éfeso, na época do pontificado do Papa Dâmaso.

Qual é o argumento Bíblico que os protestantes usam para tal afirmação?

O argumento protestante para tal afirmação é uma passagem que se encontra em (2 Timóteo 3,15-17) que diz: ''Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras que podem instruir-te para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito de capacidade para toda boa obra''.

Analisando com calma podemos fazer a seguinte pergunta: O que Paulo quis dizer a Timóteo quando disse que conheces a Escritura desde criança? Devemos estar seguros de que Paulo não está falando sobre o Novo Testamento, pois o Novo Testamento ainda não havia sido escrito quando Timóteo ainda era uma criança. Na realidade, ele ainda não estava pronto quando Paulo escreveu esta Epístola a Timóteo, e muitos menos o Cânon do Novo Testamento como o que conhecemos hoje.

Obviamente, na maioria das referências da Bíblia encontrada no Novo Testamento, vemos que Paulo está falando do Velho Testamento, assim, se esta passagem for usada para fixar os limites da autoridade inspirada, não só a Tradição fica excluída, mas também todo o Novo Testamento.

Podemos então fazer alguns questionamentos aos protestantes como, por exemplo:
Se tudo o que precisamos encontramos na Bíblia, onde está a lista dos livros Canônicos escritos na mesma?

Se a Bíblia é a única e suficiente regre de fé de um Cristão por qual necessidade os Pastores protestantes escrevem diversos livros falando sobre a hermenêutica da Bíblia? O mais engraçado nisso é que em seus livros os pastores dão suas próprias interpretações, e essas interpretações são diferentes de uma denominação para outra.

Se a Bíblia é então de tão fácil interpretação, que qualquer um lendo ela, pode entendê-la, porque então que todos os protestantes não acreditam na mesma coisa?

Se interpretar a Bíblia é de responsabilidade de qualquer um que leia ela, qual das 35 mil denominações protestantes esta certa? Pois sabemos que existem mais de 35 mil denominações, cada uma dando sua interpretação pessoal, uma se contradiz com a outra e cada uma delas se diz ser a certa. Onde está o Espírito Santo no protestantismo? Por acaso Deus é contraditório? Ao ponto de ser revelar em uma esquina de uma forma e logo mais em outra esquina de outra forma totalmente diferente das demais?

Chegamos então ao ponto central desse texto de esclarecimento. Paulo nos ensina a obedecer a
Tradição. Vamos analisar aqui então uma passagem Bíblica:

''Portanto, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta''. (2 Tessalonicenses 2,15)

Paulo nesse momento nos mostra que existem duas formas dos ensinamentos Apostólicos serem transmitidos. Por palavras ou por carta, ou seja, por voz ou por escrito.

Agora como podemos encontrar essas verdades?

O próprio apóstolo Paulo ensina a Timóteo onde encontrar essa verdade intacta:
''Mas se eu demorar, saberás como proceder na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade''. (1Timóteo 3,15).

E essa Igreja de Cristo foi edificada sobre Pedro, e foi dada a ele pelo próprio Cristo a autoridade de governá-la conforme podemos ver em Mateus 16,13-19. E essa Igreja existe até hoje pela sucessão apostólica que também tem base Bíblica em Atos dos Apóstolos 1,15-25.

A Doutrina da Igreja está fundamentada em três pilares: Tradição, Bíblia e Magistério. A verdade está unicamente sendo transmitida pela Igreja.

Então a única autoridade de interpretar a Bíblia Sagrada é do Magistério da Igreja, pois foi o mesmo que foi o responsável para decretar quais livros deveriam ser colocados no Cânon Bíblico.



Por: Daniel Silveira Fonteles Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.